Rede SF

Rede / Notícias

06/11/2018

Zona Norte
Foi gratificante estar com elas, brincar, desenhar e sentir a alegria de todas as crianças!

     Estudantes do Segundo Ano do Ensino Médio realizaram o último dia de apresentações dos trabalhos de Cidadania, proposto pelo professor Joel Bueno que ministra as disciplinas de Filosofia e História, no Instituto de Educação São Francisco.
     O interesse dos alunos superou as  expectativas. Segundo ele, o empenho, as qualidades dos trabalhos escritos e das apresentações atingiram os 100% de aprendizagem. Diversos alunos disseram que as experiências que passaram foram de grande aprendizado para as suas vidas.
     Os estudantes João Rian, Guilherme, Pedro e Gabriel estiveram na Creche São Vicente de Paulo. “No começo, nós, e as crianças estávamos nervosos, depois o clima foi melhorando e daí elas só queriam nos abraçar. Foi gratificante estar com as crianças, brincar, desenhar e sentir a alegria de todas elas,” concluíram. Já o Gabriel, Eduarda, Lucas, Misael e Thalia estiveram na Associação de Cegos Louis Braile. “Estar lá, foi uma experiência ímpar. Os idosos estão abandonados e cegos. Eles têm filhos. Isso nos deixou chocados. Como pode um filho abandonar os seus pais? Jamais vamos fazer isso,” relataram.
     Os grupos que visitaram a Escola Municipal Wenceslau Fontoura e Louis Braile ficaram surpreendidos com a acolhida das crianças e dos idosos. Acompanhe o que disseram dois estudantes que compuseram os grupos.

Laura Marques – Turma 21 – Visitou a Escola Municipal Wenceslau Fontoura

“Foi realmente uma experiência muito agradável. A Escola situa-se perto da nossa Escola e apesar de serem próximas uma da outra, pode-se observar realidades totalmente distintas. Esse projeto nos permitiu vivenciar momentos que nunca cogitamos presenciar. Saímos de lá, completamente diferentes, realizados e renovados como seres humanos. A energia e o amor que recebemos pelas crianças é imensurável. Ver seres humanos tão puros nos fizeram acreditar que o mundo tem solução.”

Missael – Turma 21 - Visitou a Associação de Cegos Louis Braile


“Visitamos a Associação de Cegos Louis Braile, localizada na zona norte de Porto Alegre. Passamos uma manhã em contato com os idosos, onde tivemos a oportunidade de escuta-los, conhecê-los, cantar algumas músicas e ter uma experiência nova.
Saímos com a visão aberta sobre a situação das pessoas carentes que estão bem perto de nós. Entendemos a importância de um abraço ou uma palavra de conforto em certas situações da vida. Estamos felizes em poder espalhar o amor!.”
“O projeto sobre cidadania, é uma iniciativa da Rede de Escolas São Francisco, que tem, como missão, a preocupação com o outro. A construção da cidadania vai além das salas de aula. “E por isso, o projeto colabora com a formação humana e cristã dos nossos alunos,” concluir o professor Joel Bueno.



Sede da Rede de Escolas São Francisco: Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 4879 - Rubem Berta - Cep. 91180.001 - Porto Alegre - RS
Fone: (51) 3272 3800 - E-mail:
redesf@institutosaofrancisco.com.br