Rede SF

Rede / Notícias

23/12/2017

Rede de Escolas São Francisco
Inaugurada a Nova Escola da Rede

     No Dia 22 de dezembro, a Rede de Escolas São Francisco inaugurou a sua nova unidade no Município de Gravataí, na Avenida Belém, 450, no bairro Castelo Branco.
     Antes da palavra do Diretor Geral da Rede, o cerimonialista, professor Luciano Pereira, convidou um dos idealizadores do projeto da Escola São Francisco Gravataí, Pe. Inácio Selbach para conduzir a oração do ato inaugural. Na oração, Pe. Inácio suscitou o espirito de amor que São Francisco nutria pela natureza e a Nossa Senhora de Fátima, nossa mãe maior. Ao citar São Francisco de Assis, vem de encontro com a distribuição de mudas de plantas e flores aos presentes. A iniciativa é um convite para que os participantes cultivem as mudas em casa e as levem de volta à escola no primeiro dia de aula, 20 de fevereiro de 2018, para um plantio coletivo.
     O Diretor Geral da Rede de Escolas São Francisco deu início à solenidade citando Pe. Antônio Vieira: “Para falar ao vento bastam palavras, para falar ao coração são necessárias obras”. Pe. José Luiz Schaedler, tocou o coração de todos os convidados com essa memorável frase educacional.  Em seu discurso emocionante, ele escolheu uma palavra que revelasse o sentimento de cada um: ALEGRIA. “Poderemos falar ao coração de todos os educandos, também com conhecimento e ações. Não somos somente uma escola, mas sim, um projeto de educação.”
     O Presidente da Mantenedora, Sr. Erodiltes de Souza, fazendo usa da palavra, agradeceu ao munícipio por ter acreditado no projeto educacional proposto pela Rede de Escolas. Por sua vez, a Diretora Pedagógica do Instituto São Francisco Cachoeirinha falou em nome de todos os diretores das unidades. Ela destacou a importância da equipe organizacional da Rede que trabalha em sintonia e mantem a qualidade do ensino em todas as unidades; e em Gravataí não será diferente.
     O Prefeito Marco Alba, falou aos convidados com muita emoção e alegria. “Celebramos mais esta escola no município, conquistada por um trabalho conjunto da nossa administração, do DAER e da Rede de Escolas. Juntos, vencemos muitos dos entraves públicos para esta construção”. Ele também escolheu uma palavra que traduziu os sentimentos de todos que fizeram parte do projeto, da execução e dos convidados para este ato inaugural. AMOR. “O amor possui diversos significados, como amizade, respeito e solidariedade. As crianças que aqui estudarão vão aperfeiçoar e expandir a palavra amor para outras dimensões de suas vidas, além do excelente ensino pedagógico que receberão de seus educadores." 
     Para fechar o ato inaugural, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Leomar Brustolin elogiou o trabalho conjunto do Diretor Geral, e de sua equipe com o município de Gravataí, e acrescentou: “Não tenhamos medo de dizer que somos uma Escola Católica. Antigamente distribuímos bíblias nas escolas, hoje nos presídios. O Estado é laico, mas as pessoas não o são. Elas são religiosas e devemos plantar a nossa semente nos corações de nossos alunos”.
     Antes do descerramento da placa, o Diretor Geral da Rede de Escolas São Francisco agradeceu a presença do Prefeito de Gravataí, Marco Alba; Presidente da Sociedade Beneficente e Educacional São Cristóvão (SBESC), Erodiltes de Souza; Diretores Pedagógicos e Administrativos; Secretária de Educação do Município, Sônia Oliveira; Dom Leomar Brustolin; Presidente do Conselho Rodoviário (DAER), Roberto Níderamar; Cláudio e demais amigos do DAER; Secretário do Conselho Estadual de Educação, Ronald; Presidente do Conselho Estadual de Educação, Domingos Bufon; idealizador do projeto, Pe. Inácio Selbach; Coordenador da 28ª Coordenadoria da Educação de Gravataí, Marta Ribeiro;  Presidente do Sindilojas, José Rocha; Diretoria Executiva da SBESC;  Deputado Federal, Jones Martins; Secretário de Urbanismo, Francisco Pinho; Secretário de Segurança, Coronel Flávio Lopes; Comandante do Policiamento Metropolitano, Coronel Padilha; Secretário da Agricultura, Denner; Secretária de Desenvolvimento e Turismo, Luana Krumberg; Vice Presidente da Fundação do Meio Ambiente, Rafael Evolt; Secretário de Obras, Paulo Martins e  o Professor Oswaldo Dalpiazi, representando o SINEP-RS.
Em seguida foi abençoada e descerrada a placa de inauguração da Escola São Francisco Gravataí pelas mãos do Bispo, Dom Leomar Brustolin. As salas de aula também receberam bênçãos e visitas.
     Para partilhar a alegria destacado pelo Diretor Geral da Rede de Escolas São Francisco, Pe. José Luiz Schaedler; e o amor, citado pelo Prefeito Marco Alba; foi servido aos convidados um coquetel nas dependências da nova escola do Município de Gravataí.
     Informamos que a Escola São Francisco Gravataí estão com a matrículas abertas para 2018, na Educação Infantil e Ensino Fundamental.


Sede da Rede de Escolas São Francisco: Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 4879 - Rubem Berta - Cep. 91180.001 - Porto Alegre - RS
Fone: (51) 3272 3800 - E-mail:
redesf@institutosaofrancisco.com.br