Rede SF

Rede / Notícias

05/12/2017

Santa Família
Ser Humano em Primeiro Lugar

      A Professora de Educação Física do Instituto São Francisco Santa Família, Ana Paula Vieira Malanovicz Desenvolve trabalho voluntário como Técnica de Atletismo Paralímpico (habilitaçãoetécnica de nível II pelo Comitê Paralímpico Brasileiro-CPB), Técnica de Bocha Paralímpica e como professora de Iniciação à Natação Paralímpica na Associação Esporte+.
     A Esporte+ foi idealizada por ela e pela sua colega, que atua como Técnica de Natação Paralímpica, Fernanda Michaelsen Martins. A ideia surgiu em 2013 como um projeto escolar.
     O projeto começou a crescer e foi desvinculamos da escola. Junto com alguns pais e professores criaram a Associação Esporte+, atualmente presidida pela Ana Paula Malanovicz. Acompanhe um pouquinho de sua trajetória neste lindo trabalho voluntário.

     "Trabalhamos com crianças, adolescentes e adultos com Deficiência que tem interesse nos desportos Natação, Atletismo e Bocha Paralímpica, de modo a desenvolver cada vez mais a sua motricidade, intelecto, sociabilidade e autoestima. Sem verba e com alunos-atletas, em sua maioria, muito pobres, temos parceiras com o Parque Municipal Alim Pedro, onde acontecem os treinos de Atletismo e Bocha, e com o Lindóia Tênis Clube, onde acontecem os treinos de Natação.
     Nossos alunos-atletas vem demonstrando um grande crescimento esportivo e obtendo marcas significativas. Participamos de competições de nível escolar e adulto, nos âmbitos municipal, estadual, regional, nacional e internacional, sempre com excelentes resultados, tendo atletas medalhistas e campeões regionais, nacionais e medalhistas internacionais. Tendo um atleta da natação sido convocado para compor a Seleção Brasileira de Jovens nos Jogos ParaPanamericanos 2017 (e que foi agraciado com a medalha João Saldanha, recebida do governador José Ivo Sartori); tendo sido considerado o Melhor Clube, de atletas com Deficiência Intelectual, no Atletismo na etapa Reginal Rio-Sul do Circuito Loterias Caixa em 2016 e 2017; tendo atletas e técnicas convocados para a Delegação Paralímpica Escolar Gaúcha nas Paralimpíadas Escolares nos anos de 2014, 2015, 2016 e 2017; tendo atletas e técnicas convocadas para representar o município de Porto Alegre para os Jogos Paralímpicos Intermunicipais do Rio Grande do Sul (PARAJIRGS) nos anos de 2014, 2015 e 2016; tendo atletas e técnicas convidados a representar os municípios de Pelotas e Alegrete nos Jogos Paralímpicos Intermunicipais do Rio Grande do Sul 2017 (PARAJIRGS) - o município de Porto Alegre não vai participar da competição no ano de 2017.
     Neste ano de 2017, fui convidada, junto com a minha colega Fernanda, a representar o Estado com dois trabalhos de pesquisa no Seminário Internacional Paralímpico Escolar promovido pelo CPB, e novamente tive o privilégio de compor a Delegação Paralímpica Escolar Gaúcha, nas Paralimpíadas Escolares, em São Paulo/SP, entre os dias 20 a 25 de novembro, assim como nossos alunos-atletas que foram convocados para o Atletismo, Natação e Futebol de 7 para Paralisados Cerebrais, e trouxemos na mala melhoras de marcas pessoais, algumas medalhas e um trofeu de atleta destaque (na Natação).
     Neste ano levei a bandeira da nossa instituição que permitiu que eu participasse desse evento.
     Como temos um olhar especial ao lidar com nossos alunos-atletas e eles seguidamente apresentam resultados muito bons, nosso trabalho na Esporte+ tem sido muito admirado e seguidamente somos convidados a participar de eventos que buscam valorizar a pessoa com deficiência e que estimulam o paradesporto como meio de crescimento pessoal para a pessoa com deficiência. No ano de 2016 fui a Profissional agraciada com o Trofeu Destaque do CREF/RS (Conselho Regional de Educação Física do Rio Grande do Sul) na categoria Profissional do Paradesporto e Atividade Física Adaptada.
     Com treinos e dedicação diários, e acreditando que a boa vontade, o estudo, o empenho e principalmente o afeto podem levar essas pessoas à conquistas esportivas, mas principalmente pessoais, sigo com todo o meu amor pelo meu trabalho e pelos meus alunos-atletas, levando a Esporte+, e a cada um, ao mais longe que pudermos ir e que nossas "pernas" possam alcançar."
   

Outros informações sobre algumas competições

CPB:


www.cpb.org.br


SEDACTEL:

www.sedactel.rs.gov.br

Facebook da Associação Esporte+

www.facebook.com/projetoesportemais


Sede da Rede de Escolas São Francisco: Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 4879 - Rubem Berta - Cep. 91180.001 - Porto Alegre - RS
Fone: (51) 3272 3800 - E-mail:
redesf@institutosaofrancisco.com.br