Santuário de Fátima
Santuário de Fátima / Notícias

Santuário de Fátima
Postado em: 20/05/2018
Devotos rezaram, cantaram e agradeceram as Graças alcançadas

     O dia 20 de maio, na zona norte de Porto Alegre, foi marcado pela XVI Romaria de Fátima que aconteceu no aniversário de um ano do novo Santuário de Fátima.
     Nem mesmo o frio de 10 graus impediram os devotos de Nossa Senhora a percorrer 5 quilômetros. A Romaria saiu da Igreja Santa Rosa de Lima chegando no Santuário de Fátima onde outros fieis aguardavam a Imagem Peregrina de Fátima e dos Pastorinhos. Durante a caminhada, Pe. Inácio e os devotos rezaram o terço, cantaram e agradeceram as Graças alcançadas.
     A Missa foi celebrada pelo Pe. Leandro Padilha que completou 24 anos de sacerdotes, e concelebrada pelo Reitor do Santuário, Pe. José Luiz Schaedlder, Pe. Carlos, Pe. Inácio Selbach e Diácono Léo.

NOTÍCIA ZERO HORA - 20 DE MAIO 2018

 
     Devotos de Nossa Senhora de Fátima percorreram vias de Porto Alegre, neste domingo (20), para homenagear a santa portuguesa que, segundo crença católica, apareceu pela primeira vez há 101 anos. Cerca de mil pessoas, conforme a organização, levando cartazes e imagens da Virgem Maria deixaram a Igreja Santa Rosa de Lima, no bairro Rubem Berta, às 9h, em direção ao novo santuário de Nossa Senhora de Fátima, inaugurado há um ano, na Rua Nossa Senhora de Fátima, esquina com a Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, no mesmo bairro. No trajeto de aproximadamente 2,5 quilômetros, rezaram, entoaram cânticos religiosos e fizeram seus pedidos. A organização estimava que cerca de 5 mil pessoas participariam da caminhada.
— Foi muito bonito, apesar da chuva e do frio. Não tinha a quantidade de gente que esperávamos, mas isso não é o mais importante. Temos de olhar para quem estava lá e participou — disse Leôncio Susin, um dos organizadores da romaria.
     Nove dias antes, a comunidade católica já se preparava para prestar as homenagens. Desde o dia 11 deste mês, foram realizadas missas diárias às 9h, às 16h e às 20h. Conforme Luciano Pereira da Silva, diácono do Santuário, a estátua levada à frente da procissão é originária da cidade de Fátima, em Portugal, e está em Porto Alegre há 15 anos. O eclesiástico contou, ainda, que, além da imagem mantida no santuário lusitano, há outras três réplicas da santa que peregrinam pelos países cristãos.
— Foi um dia incrível. O Santuário estava lotado. Lindo demais — sublinhou o clérigo, ao falar da missa pós-caminhada, realizada às 11h e com duração de aproximadamente 1 hora.
      Os festejos serviram, também, para comemorar o aniversário de um ano do novo templo, inaugurado no dia 13 de maio de 2017. A obra custou em torno de R$ 4 milhões, com verba arrecadada por meio de doações e de parcerias com a comunidade. O espaço é todo revestido em pedra, com vitrais e rosáceas artisticamente projetados, com capacidade para 400 pessoas sentadas.
      A Paróquia Nossa Senhora de Fátima foi fundada no dia 23 de fevereiro de 1956, pelo então arcebispo dom Vicente Scherer, na zona norte de Porto Alegre. Em 15 de setembro de 1989, a paróquia foi elevada a Santuário Nossa Senhora de Fátima, pelo arcebispo dom Altamiro Rossato, a pedido da comunidade, em sua maior parte de origem lusitana. O templo ascendeu de status por ter na sua concepção desprendimento geográfico, podendo ser usufruído por qualquer devoto, independente do seu local de origem.
      A primeira aparição de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, como a santa também é conhecida, teria acontecido para três crianças em 13 de maio de 1917 na cidade de Fátima, em Portugal. A caminhada em Porto Alegre só não aconteceu neste dia por causa do conflito de datas com o Dia das Mães.





Voltar


Sede da Rede de Escolas São Francisco: Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 4879 - Rubem Berta - Cep. 91180.001 - Porto Alegre - RS
Fone: (51) 3272 3800 - E-mail:
redesf@institutosaofrancisco.com.br