SF Gravataí
Escola São Francisco Gravataí / Notícias

Gravataí
Postado em: 28/09/2018
Negrinho do pastoreio, danças e músicas típicas

     A Semana Farroupilha foi um sucesso na Escola São Francisco -Gravataí. Os alunos participaram, com muito entusiasmo e alegria, dos momentos cívicos e de diversas atividades envolvendo a cultura gaúcha.  
     Na segunda-feira, a Educação Infantil escutou a lenda "O negrinho do pastoreio" e desenvolveu uma releitura através de argila, além de conhecerem um pouco sobre as vestimentas e alguns hábitos da nossa tradição; o Primeiro Ano ouviu "a lenda do João-de-barro" e cada aluno confeccionou seu ninho com jornal colado no balão e seu passarinho de dobradura; ambos ficaram expostos no cenário que foi montado na entrada na escola. Na terça-feira, as prendas e os gauchinhos se deliciaram com chimarrão, rapadura, pipoca e tiveram um recreio estendido regado de muita música gaudéria. Na quarta-feira, as turmas puderam experimentar um lanche típico da nossa culinária: o salchipão e, no final da tarde, as famílias foram convidadas a prestigiar a apresentação musical dos pequenos: a Educação Infantil citou frases que só o gaúcho fala e dançou a música do pézinho e o Primeiro Ano declamou versinhos gaúchos e dançou "caranguejo não é peixe". E com muitos aplausos, fotos e muito carinho, foi encerrada a semana de tradições gaúchas da escola de Gravataí.


Voltar


Sede da Rede de Escolas São Francisco: Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 4879 - Rubem Berta - Cep. 91180.001 - Porto Alegre - RS
Fone: (51) 3272 3800 - E-mail:
redesf@institutosaofrancisco.com.br