Inst. Edu. São Francisco
Instituto de Educação São Francisco / Notícias

Rede São Francisco
Postado em: 13/02/2019
Acolhida, Missa e muita alegria no retorno à Rede São Francisco!

     Com muita alegria iniciou, na manhã do dia 13 de fevereiro de 2019, a Semana de Formação dos Professores e Funcionários da Rede de Escolas São Francisco. Todos os colaboradores foram recepcionados com um delicioso café da manhã, na Sede e depois se dirigiram até o Santuário Nossa Senhora de Fátima, onde foi celebrada a Missa de Ação de Graças pelo Bispo Auxiliar de Porto Alegre, Dom Donizete de Souza e concelebrada  pelos Padres que trabalham na Rede, Pe. José Luiz Schaedler , Pe Alexsandro de Melo Nunes, Pe. Fernando Pietranera, Pe. Lucas Matheus Mendes, Pe. Alexandre Luiz Griebler, Pe. Carlos Sebastiany e Pe. Fabiano dos Santos. A animação da missa ficou por conta do Pe. Inácio Luiz Selbach e do Diácono Luciano Silva.
     Na acolhida o Diretor Geral Pe. José Luiz Schaedler, deu as boas-vindas a todos, em especial a Dom Donizete, apresentou os celebrantes, mencionou a grandeza do trabalho da Rede que agora conta com 9 escolas e 5 obras sociais, fruto da dedicação e esforço de todos. Falou da importância de vivermos com alegria e transmiti-la nas coisas que fazemos.” Dom Donizete, antes de iniciar a missa agradeceu ao Pe. José Luiz pelo trabalho que exerce a frente das escolas, “esse grande homem merece o nosso aplauso”, declarou ele.
     Durante a homilia, Dom Donizete, louvou e agradeceu a Deus pelos educadores que promovem o Amor e a Educação. Ressaltou a importância da humildade, de buscar o conhecimento, a formação, crescer sempre mais, para servir melhor, jamais para se engrandecer. “Deus nos confia a missão para sermos sinais de vida, para promovermos os valores humanos”, disse ele. “Descubra a alegria de viver, viva a vida como um dom de Deus”.
     Antes da bênção final, Dom Donizete ainda fez um pedido a cada educador. “Toda vez que as dificuldades, o desânimo e o cansaço quiserem tomar conta, recorram a Mãe Educadora, Maria.” E pediu a intercessão da Mãe de Fátima sobre cada educador rezando a Ave Maria.
    Após o término da missa as atividades reiniciaram com a fala dos diretores pedagógicos das escolas. Professor Jorge (SF-Santa Família), manifestou a importância de sermos perseverantes, de termos fé e esperança. Pe. Alexandre (SF-Zona Sul) mencionou as palavras do Papa Francisco, “que não percamos a esperança”, de darmos sentido a nossa vida. Professor Cristiano (SF-Menino Deus e SF-Ed. Infantil Zona Sul) salientou que é importante agradecermos por termos trabalho e da importância de sermos simples, humildes e verdadeiros. Professora Maria do Horto (SF-Santa Fé) agradeceu a Deus pela oportunidade e pediu que o ano que iniciamos seja cheio de sabedoria e humildade. Professora Arabela (SF-Cachoeirinha e SF-Gravataí) salientou a importância da gratidão. Sermos gratos e agradecer sempre. Professor Vitor (SF-Zona Norte) lembrou os funcionários que trabalham nos serviços das escolas, que tem a responsabilidade de levar a Rede, que saibamos trabalhar com obediência, que não quer dizer necessariamente submissão, mas a capacidade de sabermos escutar, de sermos bons ouvintes. Estar atento. Professor Gerson (SF-Esteio) agradeceu pela oportunidade desse novo desafio e a acolhida recebida em Esteio. Destacou os funcionários que ajudaram a fazer esse trabalho de transição, em especial ao Pe. Fernando, pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria e a Irmã Celima, da Rede Verzeri que continuará trabalhando na Rede de Escolas São Francisco. Pe. José Luiz, agradeceu aos mais de 35 funcionários que trabalharam na reforma da Escola de Esteio. E destacou que antes de sermos funcionários, professores, educadores, temos que ser profissionais. Não semear a cizânia. Manter a unidade através do amor e para que isso aconteça é indispensável utilizar a ferramenta do perdão.
     Por fim, chamou o Gerente Administrativo Ademar Joenck , a Assessora Pedagógica Claudete Massimino e os Administrativos de cada escola: Felipe Pioner (SF-Santa Fé, SF-Zona Norte), Rafael Medeiros (SF-Cachoeirinha), Pe. Lucas Mendes (SF-Gravataí), Jeferson Bavaresco (SF-Santa Família), Sérgio Lemos de Almeida Júnior (SF-Menino Deus e SF-Ed. Infantil Zona Sul), representando os padres Pe. Inácio Luiz Selbach e representando a Diretoria Executiva a secretária Lisete Maria Vier. Os administrativos fizeram um breve relato das principais reformas realizadas nas escolas.  Ademar ressaltou a importância da alegria em tudo que fizemos na família e no trabalho.
     No decorrer da tarde todos os professores permaneceram na Sede da Rede e os funcionários retornaram às Unidades para atender a comunidade escolar. A semana de formação segue na quinta-feira, com atividades nas escolas e na sexta-feira haverá o Encontro das Escolas Católicas, no Colégio Dom Bosco, onde todos os professores da Rede irão participar.

   


Voltar


Sede da Rede de Escolas São Francisco: Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 4879 - Rubem Berta - Cep. 91180.001 - Porto Alegre - RS
Fone: (51) 3272 3800 - E-mail:
redesf@institutosaofrancisco.com.br