E.E.I SF - Zona Sul

Escola de Educação Infantil São Francisco / História

Escola de Educação Infantil São Francisco – Zona Sul

     A história desta Escola passa por muito carinho, trabalho e empenho. Em 28 de março de 1962, um grupo de paroquianas da Igreja Nossa Senhora das Graças, liderado pela Sra. Ignez Francisca Portanova Leal, fundou a Assistência Social da Tristeza, que inicialmente se dedicou a promover ações sociais e atendimento psicológico à comunidade, especialmente às crianças.
     Em 1969, época que o atendimento infantil ainda não era muito difundido, crescia entre os membros da Assistência Social a ideia de uma creche. Então, em 1973, passa a funcionar no pavilhão junto a Casa Paroquial  o “Centro de Atendimento para Crianças”, até a construção da atual sede na avenida Copacabana, em 09 de novembro de 1974. Assim, nascia a Creche Nossa Senhora das Graças, atendendo aproximadamente 50 crianças.
     Em 2016 a Rede de Escolas São Francisco aceitou convite para assumir a Gestão da Creche Nossa Senhora das Graças, no bairro Tristeza, em Porto Alegre. A mudança de mantenedora tem como objetivo dar continuidade ao trabalho realizado pela Dona Ignez e sua equipe, mesmo sob novo formato.
     A Instituição vai permanecer com a mesma filosofia e missão de uma escola confessional católica e passará a chamar-se Escola de Educação Infantil São Francisco – Zona Sul.
     Em 2017, a Escola desenvolverá atividades para crianças a partir de 2 e 3 anos. As crianças de 4 e 5 anos serão matriculadas na Pré-Escola – 1ª Etapa da Educação Básica -  em cumprimento à Lei 9.394/2013, que determina a obrigatoriedade da matrícula no respectivo segmento.
     Os espaços físicos amplos e adequados às atividades pedagógicas de educação infantil propiciam aos educandos o desenvolvimento de aspectos sociais, afetivos e psicomotores através de atividades lúdicas projetadas, exclusivamente, para suas faixas etárias.
     O turno inverso é oferecido no período da manhã, com acompanhamento pedagógico e apoio nutricional, propiciando integração com colegas e professores.

 


Sede da Rede de Escolas São Francisco: Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 4879 - Rubem Berta - Cep. 91180.001 - Porto Alegre - RS
Fone: (51) 3272 3800 - E-mail:
redesf@institutosaofrancisco.com.br