Centro Social

Centro social / Histórico do Centro Social

                                                                 CENTRO SOCIAL SÃO FRANCISCO

       Desde 1999 já é refletido pela Rede de Escolas São Francisco o trabalho social junto à região que circunda a Vila Recanto do Sabiá. As atitudes de carinho, a ajuda social e humanitária teve início no bairro Mário Quintana, quando grupos de alunos, professores e voluntários das Paróquias da Área Rubem Berta zelavam pelas famílias desta comunidade. Sem infraestrutura, saneamento básico nem moradias adequadas, os moradores da Vila contavam com o apoio dos voluntários que  trabalhavam com a dstribuição de roupas, alimentos, remédios e refeição, que recebiam todos os sábados. Era servido um sopão, preparado em mutirão, com muito carinho pela comunidade.
       O terreno do Centro Social São Francisco foi adquirido no ano de 2006 pela Mantenedora Sociedade Beneficente e Educacional São Cristóvão,  levando em consideração a necessidade de realizar um efetivo trabalho social em uma comunidade considerada, pela prefeitura, como a mais carente do município de Porto Alegre. No início dos atendimentos havia um “telheiro de zinco”, onde os colaboradores realizavam as celebrações religiosas, as festas para as crianças e a distribuição de donativos. No ano de 2006 iniciou-se a construção do Centro Social São Francisco, um espaço amplo para o uso da comunidade em diversas atividades.
       No ano de 2008, a Sociedade Beneficente e Educacional São Cristóvão construiu uma casa para o funcionamento da  sede da Diaconia Santa Isabel, na área do Centro Social, fortalecendo os gestos sociais já existentes e proporcionado a realização de novos projetos que foram surgindo, como  aulas de reforço escolar, artesanato, Primeira Infância Melhor e outros. A inauguração oficial do Centro Social São Francisco e Diaconia Santa Isabel foi no dia 30 de julho de 2008, com a presença do Arcebispo, Dom Dadeus Grings; Diretor Geral, Pe. José Luiz Schaedler; Diácono, Ivo Guizzardi da Cáritas; Diretor do Banco de Alimentos, Antônio Parisi; Vereador, João Carlos Nedel; Diácono, Léo Arthur Eberhardt, da Diaconia Santa Isabel e, sacerdotes,  religiosos da Área e grande público de moradores.  
       O Centro Social São Francisco é uma referência em educação, solidariedade e religiosidade dentro do Recanto do Sabiá, contribuindo para transformar as realidades sociais existentes, bem como agregando valores e forças aos trabalhos dos moradores da região.

Sede da Rede de Escolas São Francisco: Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 4879 - Rubem Berta - Cep. 91180.001 - Porto Alegre - RS
Fone: (51) 3272 3800 - E-mail:
redesf@institutosaofrancisco.com.br