SF Cachoeirinha

Instituto São Francisco Cachoeirinha / História SF-Cachoeirinha

                                 INSTITUTO SÃO FRANCISCO - CACHOEIRINHA

     O Instituto São Francisco Cachoeirinha surgiu através do projeto de expansão na oferta de ensino em regiões que, preferencialmente, ainda não tinham sido contempladas com educação de caráter confessional católico. A credibilidade da marca de ensino São Francisco, a proximidade e parceria com as igrejas locais foram decisivas para a escolha do Município de Cachoeirinha.
      Desde o início, Pe. Ermelindo Lottermann, então pároco da Igreja São Vicente de Paulo, não hesitou em conceder, juntamente com a diretoria paroquial, a área ao lado da Igreja para edificar mais uma unidade São Francisco. Enquanto as tratativas da construção eram feitas pela mantenedora, pároco  e sua diretoria, cúria metropolitana e equipe  de arquitetos e engenheiros, concomitantemente encaminhava-se a documentação junto aos órgãos de ensino para credenciamento e aprovação.
     Em 2006, sob iniciativa do Padre José Luiz Schaedler, o Município foi agraciado com mais esta instituição de ensino, a Escola São Francisco Cachoeirinha, contemplando a comunidade com o primeiro estabelecimento de Ensino de Confissão Católica. Seu fundador, com espírito de  liderança e ampla visão eclesial, oferece a nossa Igreja mais este serviço evangelizador, através da educação que prima pela eficiência e qualidade, despertando nos educandos o desejo de aprender, socializar e construir seus conhecimentos.
      A Instituição acolheu sua primeira turma, com muito carinho, em 2007, ocupando o espaço do Centro Cultural, localizado ao lado da Paróquia São Vicente de Paulo, por um período de dois anos, até que a construção do novo prédio fosse concluída. A escola iniciou sua trajetória com uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental.
      Muitos foram os desafios, mas com a Graça de Deus tão logo o sonho foi concretizado. Em 20 de novembro de 2008 foi  inaugurada a nova sede, um prédio com mais de dois mil metros quadrados de área construída. O processo de planejamento e execução do novo prédio levou em consideração os conceitos precursores da arquitetura moderna e sustentabilidade ambiental, atrativo que inspira uma aprendizagem para a ecologia profunda, centrado na pessoa humana e suas relações, oferecendo à comunidade escolar plenas condições para que se desenvolva um trabalho de educação focada  na Filosofia Cristã. Em 2009, mais uma conquista é alcançada pela Instituição, sendo aprovado o credenciamento para a oferta do Ensino Médio. Devido à procura e ao seu reconhecimento junto à comunidade, no ano de 2010, já se inicia a primeira turma do Ensino Médio. A partir desse mesmo ano, a Instituição passa a ser registrada como Instituto São Francisco - Cachoeirinha.
      Hoje, a unidade São Francisco Cachoeirinha conta com mais de 350 alunos entre as modalidades de Ensino Fundamental e Médio, num ambiente seguro e acolhedor, alicerçado nos valores éticos e cristãos. Possui uma equipe pedagógica e administrativa comprometida com a educação e bem-estar de seus alunos, buscando sempre a satisfação da comunidade escolar.
       A proposta pedagógica de nossa Unidade de Ensino, bem como de toda a Rede de Escolas São Francisco, preza a formação integral da pessoa humana. Nesta abordagem, trabalhamos os aspectos cognitivos, afetivos, emocionais, sócio-políticos e, principalmente, aspectos éticos e de formação da cidadania
        Dentro deste contexto, procuramos oferecer aos nossos docentes uma formação continuada, para que desenvolvam projetos interdisciplinares, em uma organização curricular, desenvolvendo competências, gerando habilidades e enfrentando desafios contemporâneos, sendo capazes de formar seres humanos felizes e  prósperos, “Educando com a Graça de Deus!”.
      Nosso compromisso é oportunizar aos educandos um “viver e conviver” em sociedade, respeitando a pessoa humana e fortalecendo laços de integração social. Desta forma, o Instituto São Francisco Cachoeirinha, bem como o seu idealizador e fundador, Pe. José Luiz Schaedler, fazem  história neste Município e, portanto, serão lembrados pelos ensinamentos de amor que difundem nesta comunidade, construindo uma base sólida que sustenta os pilares da educação do século XXI, buscando, assim, a solidariedade, o respeito e, sobretudo, a valorização da vida. 
              

Sede da Rede de Escolas São Francisco: Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 4879 - Rubem Berta - Cep. 91180.001 - Porto Alegre - RS
Fone: (51) 3272 3800 - E-mail:
redesf@institutosaofrancisco.com.br